"Bem-vindo"

Florais de Bach

Quando uma pessoa está bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém, muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo.

Reunidos num conjunto de 38 essências, os Florais de Bachsão um recurso seguro e eficaz que auxiliam o indivíduo a administrar as pressões mentais e emocionais, internas e externas, que sofre no dia a dia, atuando principalmente sobre as emoções, o comportamento e a personalidade, ajudando, de forma sutil e natural, no desenvolvimento das qualidades necessárias para o seu bem-estar e equilíbrio geral.

Os Florais de Bach são essências preparadas a partir de um princípio energético extraído de algumas flores maduras, arbustos ou plantas, ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservantes. O resultado é uma solução hidroalcoólica diluída que não possui princípios ativos e que, por este motivo, não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.

As essências florais são, portanto, preparados naturais e artesanais, que ativam, em nível energético, processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, da harmonia e do equilíbrio do ser a partir do autoconhecimento. Cada essência é indicada para uma emoção ou comportamento específico, podendo ser administrada individualmente ou em conjunto com outras essências do repertório.

Por sua natureza não física, as essências florais são de ação benigna, não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo, não provocam dependência e podem ser usadas por pessoas de todas as idades com absoluta segurança. Elas também não são medicamentos homeopáticos, fitoterápicos ou alopáticos e, portanto, não substituem os cuidados médicos ou psicológicos convencionais necessários, quando indicados, mas podem atuar em conjunto com esses tratamentos, sem, no entanto, interferir na ação dos mesmos.

A terapêutica floral é baseada no trabalho do Dr. Edward Bach, médico homeopata, imunologista e bacteriologista inglês que, por volta de 1930, buscando a raiz do sofrimento humano e as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos e psíquicos, observou que estes não se davam ao acaso, mas eram fruto de perturbações de ordem emocional, muito mais do que o resultado de agentes patogênicos, como bactérias ou microorganismos. Assim, sua visão filosófica contempla o tratamento da personalidade, e não da doença; do todo, e não das partes - tratando a causa ao invés do efeito -, vendo a doença como resultado do conflito entre a alma (Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser) e a personalidade (Eu Inferior - o que nós somos, no nosso dia-a-dia). Segundo ele, "o sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar". Os florais tratam, portanto, do estado de ânimo e do temperamento do indivíduo, ao invés de tratar dos males físicos.

Como preconizado pelo Dr. Bach, em seu livro Cura-te a ti mesmo, a terapia floral tem caráter de autocura e fundamenta-se na busca do autoconhecimento e da autopercepção consciente de emoções, pensamentos e atitudes, favorecendo o cultivo daquelas virtudes e qualidades que nutrem a consciência do indivíduo, levando-o ao equilíbrio. Na Terapia Floral, portanto, o indivíduo é visto como um todo, em seus vários aspectos: personalidade, situação atual, ideais, saúde física, contexto social, educação, crenças, valores, maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes. Desse modo, a terapia floral tem também caráter preventivo, podendo agir antes da manifestação emocional, mental ou física da desarmonia, com base em características de comportamento e personalidade do indivíduo.

O Dr. Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar as 38 essências individuais, cada uma das quais relacionada a um estado emocional específico. Reconhecer exatamente como estamos nos sentindo é a chave para a escolha do Floral de Bachmais apropriado. No entanto, pode ser muito difícil, às vezes, para o indivíduo, analisar e entender suas próprias emoções e atitudes com sinceridade e clareza, por isso sua indicação e prescrição deve ser feita por terapeutas florais devidamente qualificados, os quais têm também a função de acompanhar o indivíduo no processo de autoconhecimento, para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais e possa desenvolver as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos. A Terapia Floralatua, portanto, de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a ação das essências florais.

O Dr. Bach passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon, onde concluiu suas pesquisas. Mount Vernon é, hoje, mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach), e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas-mãe (resultado do primeiro processo de elaboração dos Florais), utilizando, em muitos casos, os mesmos locais identificados pelo Dr. Bach nos anos 30.

Somente a assinatura Bach garante a aquisição dos Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos do Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vernon, Inglaterra. No Brasil, The Bach Centreé representado oficialmente apenas pelo Instituto Dr. Edward Bach.